sábado, 8 de outubro de 2011

Como elaborar sua lista de casamento

O sucesso do trabalho do calígrafo depende de alguns fatores, além de seu talento e atenção. A lista dos convidados deve conter informações corretas e claras e o texto precisa estar legível, em letra de forma ou digitada e numerada.

Isto facilitará a localização dos nomes que tenham que sofrer alguma alteração no decorrer do trabalho. Os nomes devem ser digitados exatamente como deverão aparecer nos envelopes. Estes cuidados evitarão erros e agilização a execução do trabalho da escrita.
 
Como redigir os nomes?
O mais formal é escrever no convite Sr e Sra., e família. Mas em geral coloca-se  o nome e sobrenome do senhor acrescido de e senhora ou e família. Para um casal de namorados basta o primeiro nome para dar um toque informal: André e Cláudia, por exemplo. Pode-se acrescentar uma palavra carinhosa a parentes mais próximos: Aos queridos avós José e Maria. Pode-se até colocar os  apelidos, caso a intimidade com a pessoa permitir. Mas não há uma regra fixa, o texto fica a critério de quem convida.

As cores
Uma infinidade de tons pode ser obtido através da combinação das cores, mas há uma regra básica para não errar na escolha , que é buscar a harmonia entre a cor da letra, da impressão do convite e a do envelope.

O tempo hábil
Em se tratando de um trabalho artístico e que exige grande elaboração, aconselha-se entregar os convites com antecedência, no mínimo cinqüenta dias antes da data do evento, principalmente se o número de convidados for muito grande.